O seu bebê na UTI neonatal: entendendo as infecções
Todos os bebês estão sob risco de infecção. Isso ocorre porque o sistema imune dos bebês (a defesa do corpo contra doenças) precisa de tempo para desenvolver-se. Durante o desenvolvimento, seu bebê corre um risco maior de ficar doente por causa de germes que crianças mais velhas e adultos. O sistema imune de um bebê prematuro é menos maduro que o de um bebê a termo. Isso aumenta o risco dos bebês prematuros de desenvolverem uma infecção. Certos problemas de saúde também aumentam o risco de infecção.
Tipos de infecção
Infecções ocorrem quando germes entram no corpo. Estes são os tipos mais comuns de infecção em recém-nascidos:
-
Infecção localizada. É uma infecção em 1 parte do corpo.
-
Infecção sistêmica. É uma infecção que se espalha para os órgãos do corpo através do sangue.
-
Meningite. É uma infecção do líquido ao redor do cérebro ou da medula espinhal.
Como o meu bebê desenvolveu uma infecção?
Um recém-nascido pode desenvolver uma infecção das seguintes formas:
-
Antes do parto, as membranas amnióticas podem abrir-se (ruptura). Isso permite que germes se desloquem da vagina da mãe até o útero, infectando o bebê.
-
Antes do parto, germes podem passar da mãe para o bebê pela placenta.
-
Durante o parto, germes podem passar da mãe para o bebê.
-
Após o parto, germes do ambiente podem entrar no corpo do bebê. É mais provável que isso ocorra se houver um corte na pele do bebê. Ou pode ocorrer se um tubo for inserido no corpo.
Como uma infecção é tratada?
Para tratar a infecção, um médico administra um antibiótico por via intravenosa (IV). O período durante o qual o bebê precisará de medicamentos varia. Isso depende do tipo de infecção. A equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal explicará melhor o medicamento e quaisquer possíveis efeitos colaterais. A equipe médica adotará precauções especiais para impedir que os germes se espalhem para outros bebês na UTI neonatal durante o tratamento.
Se o seu bebê não tiver nenhuma infecção, mas correr um risco maior de desenvolver uma infecção, o médico pode dar antibióticos ao bebê. Isso serve para ajudar a prevenir infecções.
Quais são os possíveis efeitos em longo prazo?
A recuperação do bebê depende de vários fatores. Por exemplo, o local da infecção, a gravidade e o tipo de germe que a causou. Converse com o médico do seu bebê sobre quanto tempo levará até que ele se recupere. Pergunte qual acompanhamento é necessário, se for o caso.
À medida que você cria um laço com o seu bebê
A sua função como pai ou mãe neste momento é criar um laço e apoiar o seu bebê. A equipe da UTI neonatal observará o bebê em busca dos sinais de infecção a seguir. Porém, certifique-se de informar a UTI neonatal imediatamente se você observar algum destes sinais:
-
Menos atividade
-
Problemas respiratórios com piora
-
Interrupção da respiração (apneia)
-
Vermelhidão ou líquido saindo do umbigo ou outra região do corpo
Lave as mãos para ajudar a prevenir infecções
 |
Lave as mãos com frequência para ajudar a prevenir infecções. |
A maioria dos germes espalha-se pelas mãos. Lavar as mãos é a melhor forma de impedir que os germes se espalhem. Use os passos abaixo. (Os médicos podem pedir que você siga um procedimento diferente enquanto o seu bebê estiver na UTI neonatal.)
-
Tire todos os anéis, pulseiras ou relógios do corpo. Pode ser difícil limpar por baixo deles. (Pode ser uma boa ideia não usar joias na UTI neonatal.)
-
Use água limpa e corrente e bastante sabão para criar muita espuma.
-
Limpe as mãos completamente. Isso inclui debaixo das unhas, entre os dedos e até os pulsos. Não basta só limpar. Esfregue bem.
-
Continue lavando por pelo menos 10 a 15 segundos. Você pode se surpreender com quanto tempo isso dura. Então, lembre-se de contar.
-
Enxágue. Deixe a água escorrer pelos seus dedos, não pelos pulsos.
Siga as instruções da equipe da UTI neonatal
Se o seu bebê prematuro estiver na UTI neonatal, a equipe pode pedir-lhe que siga procedimentos de segurança adicionais. Isso serve para ajudar a impedir que o bebê desenvolva infecções. A equipe da UTI neonatal explicará melhor.
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.