Entendendo as Infecções do Trato Urinário (ITUs)
A maioria das ITUs é causada por bactérias. Porém, elas também podem ser causadas por vírus ou fungos. Bactérias dos intestinos são a fonte mais comum de infecção. A infecção pode ter qualquer uma destas causas mais prováveis:
-
Relações sexuais. Durante o sexo, as bactérias podem passar do pênis, vagina ou reto para a uretra.
-
Bactérias fora do reto que entram na uretra. Bactérias que ficam na pele fora do reto podem entrar na uretra. Isso é mais comum em pessoas que nasceram com o sexo feminino. Isso porque, para elas, o reto e a uretra ficam mais próximos um do outro que no caso de pessoas com sexo masculino atribuído ao nascer. Passar papel higiênico da frente para trás após usar o banheiro pode ajudar a evitar que os germes entrem na uretra. Manter a região limpa também ajuda.
-
Fluxo de urina bloqueado no trato urinário. Se a urina ficar parada por muito tempo, os germes podem começar a crescer descontroladamente.
-
Um(a) novo(a) parceiro(a) sexual no último ano.
-
História de ITUs recorrentes e uso de antibióticos.
-
Uso de espermicidas e diafragmas.
Partes do trato urinário
A infecção pode ocorrer em qualquer parte do trato urinário.


-
Os rins. Esses órgãos filtram o sangue. Eles removem resíduos e excesso de água para fazer a urina.
-
Os ureteres. Esses tubos transportam a urina dos rins à bexiga.
-
A bexiga. Ela segura a urina até que você esteja pronto para urinar.
-
A uretra. Esse tubo transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Ela é mais curta em pessoas que nasceram com o sexo feminino. Portanto, para essas pessoas, as bactérias podem mover-se através da uretra com mais facilidade. A uretra é mais longa em pessoas que nasceram com o sexo masculino. Então, é menos provável que uma ITU atinja a bexiga ou os rins dessas pessoas.
Online Medical Reviewer:
Chris Southard RN
Online Medical Reviewer:
Melinda Murray Ratini DO
Online Medical Reviewer:
Rita Sather RN
Date Last Reviewed:
3/1/2024
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.