O cérebro é o centro de controle do seu corpo. Ele administra tudo, desde movimento e equilíbrio até emoções e memória. Quando uma convulsão ocorre, algumas ou todas as funções cerebrais são afetadas por um breve período.
O cérebro envia sinais
O cérebro envia sinais elétrico a todas as partes do corpo. Os sinais enviados de cada parte do cérebro controlam diferentes funções do corpo. Por exemplo, uma parte do seu cérebro controla o equilíbrio. Outra parte controla a fala. Um médico pode registrar os seus sinais cerebrais. Para isso, utiliza-se um exame chamado de eletroencefalograma (EEG).
 |
EEG normal. |
Convulsões focais
Existem diferentes tipos de convulsão focal. O tipo depende de quaisquer alterações do estado de consciência. São elas:
-
Consciência focal. A pessoa que está tendo uma convulsão está desperta e consciente. Ela pode ser incapaz de falar durante a convulsão.
-
Focal com perda de consciência. Pessoas com esse tipo de convulsão apresentam uma perda de consciência de curto prazo. Isso pode ser muito breve (alguns segundos). Ou pode durar muito mais. Antigamente, isso era conhecido como convulsão parcial complexa.
-
Consciência desconhecida. Não se sabe se a consciência da pessoa foi afetada ou não.
Também há tipos de convulsão focal que descrevem movimentos:
-
Convulsão focal motora. A convulsão focal causa movimentos abdominais. Por exemplo, contração, espasmos ou enrijecimento de uma parte do corpo. Ou podem ser ações como lamber os lábios, esfregar as mãos, caminhar ou correr.
-
Convulsão focal não motora. Este tipo não causa movimentos. Porém, a pessoa pode sofrer alterações da visão, dos pensamentos ou das sensações devido à convulsão.
Outros efeitos das convulsões no seu corpo
Após uma convulsão motora generalizada, quando a pessoa desperta, seus músculos podem ficar doloridos. Algumas pessoas mordem a língua durante uma convulsão. Algumas perdem o controle da bexiga ou do intestino (incontinência). Você pode suar e apresentar alterações na coloração da pele. Se você tiver uma convulsão durante o sono, talvez só saiba porque sente dores no corpo ao despertar. Ou pode perceber que teve incontinência enquanto dormia.
As convulsões podem afetar a frequência cardíaca, a pressão arterial ou outros sinais vitais. Essas alterações geralmente são de curto prazo (temporárias). Elas melhoram quando a convulsão para. Durante uma convulsão, as células do cérebro podem sofrer danos. Isso pode acontecer geralmente com convulsões mais longas. Por isso, é importante ter bom controle das convulsões.
As convulsões que afetam os seus movimentos ou consciência podem ser perigosas. Quando uma convulsão afeta a consciência, você pode não conseguir se concentrar no que está fazendo. Você pode perder o controle de um veículo ou maquinário pesado.
Convulsões motoras (generalizadas ou focais) podem causar lesões. Devido a uma convulsão motora generalizada, você pode cair e se ferir. Os movimentos motores decorrentes de convulsões focais ou generalizadas podem causar ferimentos, caso você esteja perto de objetos perigosos, como um fogão quente ou uma faca afiada.
Pessoas com convulsões que afetam a consciência ou a função motora precisam tomar cuidado para evitar ferimentos. Sua capacidade de dirigir também pode ser afetada. A sua capacidade de dirigir pode ficar limitada. Isso é baseado nas orientações do seu médico e nas leis locais. Pode ser necessário evitar nadar ou tomar banho sem supervisão. Isso se deve ao risco de afogamento durante uma convulsão. Estar em um local alto, como no topo de uma escada, pode resultar em lesões graves, se você tiver uma convulsão. O seu médico pode explicar o que fazer para proteger-se.
Se você tiver um transtorno convulsivo, use uma pulseira ou colar de alerta médico. Pode ser uma boa ideia carregar consigo uma lista dos seus medicamentos para convulsão. Pode ser em uma folha de papel ou no seu celular. Se o seu transtorno for instável, inclua o procedimento médico usado para tratar emergências.