Participe do seu tratamento: em caso de cirurgia

Você passará por uma cirurgia em breve? É normal ficar preocupado ou mesmo com medo. Saiba que o seu cirurgião e outros profissionais da saúde farão todo o possível para cuidar bem de você. E você também pode ajudar muito a sua equipe de saúde a manter você seguro. Participar significa falar o que acha, fazer perguntas e entender o seu papel.

Homem e mulher conversando com médico em um consultório.

Você tem o direito de falar o que acha!

Você tem compreensão do seu problema de saúde? Já perguntou se existem outras opções além da cirurgia? Você sabe o que será feito durante a cirurgia? Quais são as complicações mais comuns? Está claro o que você precisa fazer para se preparar? Você sabe como cuidar de si depois da cirurgia? Não tenha vergonha de fazer perguntas. Você tem o direito de saber o que acontecerá com você. Saber disso pode tranquilizá-lo. Também pode ajudar a garantir que você receba o melhor tratamento possível. Portanto, não tenha medo de falar o que acha!

Ter um acompanhante pode ajudar com isso. Trata-se de um parente ou amigo que vem com você às suas consultas de saúde. Essa pessoa ouve o que o médico diz, faz perguntas e ajuda a garantir que tudo saia bem. Peça a alguém de confiança que seja o seu acompanhante. Se não tiver nenhum parente ou amigo para desempenhar esse papel, se você precisar de ajuda, informe aos médicos.

Preparando-se para a cirurgia

Para ajudá-lo a preparar-se para a sua cirurgia:

  • Anote quaisquer dúvidas que tenha sobre o procedimento. Então, pergunte-as ao seu médico. Por exemplo:

    • Confirme o nome e a finalidade da cirurgia.

    • Liste todos os medicamentos, suplementos e fitoterápicos que você toma. Pergunte se você deve parar de tomar algum deles antes do procedimento. Lembre-se de incluir os medicamentos receitados e os medicamentos, fitoterápicos e suplementos de venda livre.

    • Pergunte se precisa de suprimentos ou equipamentos especiais em casa para ajudar na recuperação. Isso inclui objetos como muletas ou andadores. Pergunte onde você pode adquirir esses auxílios. Pergunte se o seu plano de saúde cobrirá os custos.

    • Siga todas as recomendações do que não comer ou beber antes da cirurgia.

    • Siga as instruções específicas de cuidados com a pele. Você pode ser orientado a tomar banho com um sabonete especial ou não depilar ou usar cremes ou desodorantes na região a ser operada.

    • Caso tenha mais dúvidas quando chegar em casa, ligue para o consultório do cirurgião para saná-las.

  • Leve o seu acompanhante. Essa pessoa deve entrar e sair do centro médico com você. Se possível, também deve permanecer no centro médico durante o seu procedimento. Ou ela pode informar à equipe como pode ser contatada.

Antes da cirurgia: continue fazendo perguntas

No centro médico, lembre-se de verificar o seguinte:

  • O seu termo de consentimento livre e esclarecido. Você recebeu esse termo a ser assinado. Ele descreve o procedimento agendado para você. Ele lista os riscos do procedimento. Leia-o com atenção antes de assinar. Faça perguntas caso haja algo que você não entenda. E confirme os detalhes no termo. Certifique-se de que as suas informações pessoais, o tipo de cirurgia que você fará e o lado exato do corpo a ser operado estão corretos. A sua assinatura nesse termo confirma que todas as suas dúvidas sobre a cirurgia foram sanadas. Se tiver outras perguntas, faça-as antes de assinar o termo.

  • A sua pulseira de identificação de paciente. Certifique-se de que as informações na pulseira estão corretas. Se alguém tentar lhe dar medicamentos ou tratamento, peça que essa pessoa verifique a sua pulseira antes.

  • Local da cirurgia. É provável que o cirurgião marque a região do corpo onde a cirurgia será realizada. Isso ajuda a garantir que a parte certa do corpo seja operada. Se a marcação for feita enquanto você ainda estiver acordado, confirme que é o lado certo do corpo. Caso não esteja acordado quando a marcação for feita, peça ao acompanhante que confirme o local.

Faça perguntas para confirmar que medidas foram tomadas para preservar a sua segurança. Não tenha medo de se certificar de que:

  • Todos os profissionais da saúde envolvidos saibam quem você é e por que está no hospital. Não tenha medo de se apresentar. Você também pode mencionar a cirurgia que fará.

  • As informações foram transmitidas. Confirme que os seus médicos estão cientes de todos os medicamentos que você está tomando. Isso inclui medicamentos vendidos com ou sem receita, bem como fitoterápicos e suplementos. Mencione quaisquer alergias que você tenha a qualquer medicamento ou material, como látex, iodo ou adesivos. E confirme que eles estão cientes da sua história médica e dos resultados dos exames que você fez.

  • Possíveis problemas são prevenidos. Por exemplo, se alguém estiver preparando a sua perna para a cirurgia, mas a operação for no braço, pode estar havendo um problema. Sempre que algo não parecer certo, fale o que você acha!

  • Um bom método de lavagem das mãos esteja sendo usado. Existem vários germes em centros médicos. Os germes podem causar infecções. Lavar as mãos é uma das melhores formas de impedir que os germes se espalhem. Verifique se os profissionais da saúde estão lavando as mãos ou usando antissépticos à base de álcool antes de tocar ou tratar você. Não tenha medo de pedir aos profissionais da saúde que lavem as mãos. Caso você seja internado, lave as mãos com frequência. Lembre-se de pedir aos seus parentes e amigos que lavem as mãos assim que entrarem no quarto do hospital e antes de encostarem em você.

Saiba o que fazer depois da cirurgia

Depois da cirurgia, a recuperação ocorrerá no centro médico ou em casa. Ajude a garantir uma boa recuperação. Você precisa saber:

  • Quando ligar para o seu médico. Por exemplo, você deve ligar se apresentar sinais de infecção, como febre. Descubra que outros sintomas requerem que você ligue para o seu médico.

  • Como tomar os seus medicamentos. Pergunte sobre todos os medicamentos que lhe forem receitados. Descubra o nome de cada medicamento, para que serve e com que frequência deve ser tomado. Saiba quais efeitos colaterais esperar. Também pergunte quando você pode voltar a tomar quaisquer medicamentos que tenha parado de tomar antes da cirurgia. Caso precise tomar vários medicamentos, faça um cronograma para não se esquecer de nenhum.

  • Como controlar a dor. Se estiver sentindo dor, converse com o seu médico. Pergunte o que você pode fazer para controlá-la.

  • Como cuidar do local da cirurgia. Se estiver com um curativo, pergunte como cuidar dele e quando ele pode ser retirado. Pergunte quando você poderá tomar banho de novo.

  • De que cuidados de acompanhamento você precisa. Pergunte quando deve fazer um consulta de acompanhamento com o cirurgião ou outro médico. Não falte às suas consultas de acompanhamento. Descubra se você precisará de fisioterapia ou outro tratamento após a cirurgia.

  • Quando você pode retomar as atividades normais. Descubra quando você poderá retomar as suas atividades com segurança, como dirigir, trabalhar e praticar exercícios.

Date Last Reviewed: 9/1/2021
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.